Cemitérios do Maranhão começam a ser preparados para o Dia de Finados

Os cemitérios do Maranhão começaram a ser preparados para receber centenas de pessoas nesta terça-feira (2), quando é lembrado o Dia dos Finados. Na véspera, funcionários já intensificaram os serviços de manutenção.

Ao g1, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) disse que, no Dia de Finados, os cemitérios públicos de São Luís funcionarão em horário especial, das 6h às 18h, estendendo, assim, o período de visitação.

A Semurh ressalta, ainda, que os visitantes devem manter-se atentos aos cuidados e protocolos de combate à pandemia da Covid-19, como uso obrigatório de máscara, sanitização das mãos com álcool 70% e distanciamento mínimo de um metro.

São Luís possui nove cemitérios públicos – Gavião, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Santa Bárbara, São Cristóvão, Tibiri, Turu e Maiobão, que fica no município de Paço do Lumiar, na região metropolitana.

Em Santa Inês, o cemitério São Benedito, o maior da cidade, recebeu trabalhos de limpeza da prefeitura da cidade durante dois meses. Sem fiscalização por anos, os enterros no cemitério foram realizados sem regras. Hoje em dia, as trilhas que foram feitas para andar entre os túmulos, foram todas ocupadas.

Mesmo sendo permitido apenas sepultamento de corpos dos quais as famílias possuem túmulos, o número de enterros ainda é grande. Tendo em vista isto, muitos túmulos estão passando por um trabalho de recuperação.

Uma orientação das autoridades é com a responsabilidade em relação à pandemia da Covid-19, o uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento social.

G1MA

Comentários