Contas de luz poderão ser pagas através do Pix

Banco Central e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgaram, nesta quinta-feira (20), que os consumidores poderão pagar conta de luz com o Pix, a tecnologia de pagamento instantâneo do sistema bancário do Brasil.

A ferramenta é uma opção para a pessoa que quiser fazer transferência e pagamentos de forma mais rápida do que Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC). 

No caso da conta de luz, segundo o BC, a fatura seria quitada “em questões de segundos, a qualquer hora, em qualquer dia da semana”:

“O Pix tem potencial de agilizar o religamento da energia, no caso de residências e estabelecimentos comerciais que estiverem condicionados à verificação do efetivo pagamento. Atualmente, esse processo pode levar dias devido às características do meio de pagamento usualmente utilizado para liquidação das faturas.”

Nesta quinta-feira (20), como noticiou a RenovaMídia, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o Pix é a semente de várias iniciativas que estão sendo plantadas no âmbito da democratização digital.

Comentários