Coronavírus: cresce pressão de atletas para o adiamento das Olimpíadas

Atletas, dirigentes e profissionais do mundo esportivo começaram nesta quinta-feira a pressionar o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que as Olimpíadas de Tóquio sejam adiadas ou canceladas. O movimento aconteceu um dia após o presidente da entidade, o alamão Thomas Bach, se reunir por videoconferência com 220 atletas e explicar que, mesmo diante da pandemia de coronavírus, ainda faltam quatro meses para o início das competições.

+ Bach: “É claro que estamos considerando cenários diferentes para as Olimpíadas”

A decisão de manter os Jogos Olímpicos programados para ocorrerem entre 24 de julho a 9 de agosto irritou atletas e dirigentes esportivos. A primeira manifestação contrária aconteceu ainda na quarta-feira, logo após da reunião com os atletas, quando a integrante da Comissão de Atletas do COI, a canadense Hayley Wickenheiser, tetracampeã olímpica de hóquei no gelo, classificou como irresponsável a decisão de não adiar as Olimpíadas de Tóquio, diante do avanço do coronavírus no mundo.

A posição de Wickenheiser foi ratificada pela atual campeã olímpica do salto com vara, Katerina Stefanidi, que em seu perfil nas redes sociais contestou a manutenção dos Jogos. A atleta grega disse não ser mais possível esperar por quatro meses para uma decisão.

+ FAQs: qual é o impacto do coronavírus nas Olimpíadas de Tóquio?

– Não é sobre como as coisas serão em quatro meses. É sobre como as coisas estão agora. O COI está querendo que a gente se mantenha arriscando nossa saúde, a saúde da nossa família e a saúde pública treinando todos os dias? Estão nos colocando em perigo agora, hoje, não em quatro meses – escreveu Katerina Stefanidi.

Katerina Stefanidi@KatStefanidi

This is not about how things will be in 4 months. This is about how things are now. The IOC wants us to keep risking our health, our family’s health and public health to train every day? You are putting us in danger right now, today, not in 4 months.https://www.olympic.org/news/communique-from-the-international-olympic-committee-ioc-regarding-the-olympic-games-tokyo-2020 …Communique from the International Olympic Committee (IOC) regarding the Olympic Games Tokyo 2020 -…olympic.org45811:39 AM – Mar 17, 2020Twitter Ads info and privacy234 people are talking about this

Um post emocionado do ginasta alemão Andreas Toba, em um rede social, provocou comoção entre os desportistas da modalidade. Atletas brasileiros como o medalhista olímpico Arthur Nory, além de Caio Souza, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Francisco Barretto, Leonardo Souza e Maria Cecília escreveram comentários de apoio, a exemplo do que fizeram os alemães Marcel Nguyen, Tabea Alt, Sophie Scheder e Emilie Petz além do espanhol Nestor Abad.

– Agora é mais do que claro para mim que os Jogos Olímpicos precisam ser adiados. Nosso mundo está em uma das crises mais graves, todos são convidados a ficar em casa. Após a minha grave lesão no Rio, participar dos Jogos em Tóquio foi a minha motivação diária. Mas estou convencido de que as Olimpíadas de 2020 não podem ocorrer a partir de julho. Não podemos manter os valores do esporte, como justiça, espírito de equipe e respeito na atual crise. As diferenças internacionais são muito grandes quando se trata de oportunidades de treinamento. De uma proibição completa ao treinamento normal, não há justiça aqui – escreveu o ginasta alemão.

Mas o debate subiu de tom quando o nadador brasileiro Bruno Fratus questionou a presidente da Comissão de Atletas do COI, a bicampeã olímpica Kirsty Coventry. Por vídeo em uma rede social, ao fazer um balanço sobre a reunião com os 220 esportistas, a zimbábue explicou que está em contato constante com as federações esportivas para saber sobre o processo de classificação para os Jogos e aconselhou os competidores a seguirem “fazendo o que estão fazendo”.

Bruno Fratus não conteve sua indignação e comentou que o conselho de Kirsty estava desconectado da realidade. Ele ainda pediu para que a presidente da Comissão de Atletas do COI ouvisse os esportistas.

Kirsty Coventry@KirstyCoventry · Mar 18, 2020

Very constructive call with 220 athlete reps from around the world. Discussing the corona virus and how it’s impacting athletes. Here are a few key takeaways. #unite #Tokyo2020 #coronavirus @Olympics @Athlete365 @Tokyo2020

Bruno Fratus@BFratus

Kirsty, as a fellow swimmer and olympian I’d urge you to reconsider and consult with some other athletes around the world.
Not sure if you’re aware of the the many athletes like myself incapable of even training.1951:00 AM – Mar 19, 2020Twitter Ads info and privacy46 people are talking about this

– Kirsty, como colega nadador e atleta olímpico, eu te peço para reconsiderar e consultar com outros atletas pelo mundo. Não tenho certeza se você está sabendo que muitos atletas, como eu, estão incapazes de treinar. Além disso, o conselho para “continuar fazendo o que vocês estão fazendo” me parece desconectado com a realidade quando você vê líderes mundiais diariamente na televisão pedindo para as pessoas se isolarem – escreveu o nadador brasileiro.

Os dirigentes também começaram a pressionar o COI para o cancelamento ou adiamento dos Jogos de Tóquio 2020. O presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, lembrou que seu país é um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus e, por isso, teme que seus esportistas participem da competição em situação de desigualdade.

Já o presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e ex-presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, Sebastian Coe, disse não ser difícil transferir as Olimpíadas para 2021. Em entrevista à BBC, ele também admitiu que os atletas já foram prejudicados em sua preparação, por causa do adiamento de várias competições.

– As federações internacionais, na verdade, evitam anos olímpicos com frequência para ter seu campeonato mundial. O atletismo tem seu campeonato mundial nessa data (2021). O campeonato europeu de futebol foi adiado. O calendário esportivo é uma matriz complicada e não é simples facilitar um evento de um ano para o outro. Seria ridículo dizer que algo está descartado no momento. O mundo inteiro quer clareza; não somos diferentes de nenhum outro setor – destacou Coe.

Coe disse não ser complicado transferir os Jogos para 2021 — Foto: Reuters

Coe disse não ser complicado transferir os Jogos para 2021 — Foto: Reuters

E até no Japão as pressões começaram a ser feitas pela não realização dos Jogos em julho. Medalhista olímpica do judô e membro do conselho do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Kaori Yamaguchi, pediu que as competições seja sejam adiadas e argumentou que os atletas não têm mais tempo de se prepararem de modo adequado para o evento.

– As Olimpíadas não devem ocorrer em uma situação que as pessoas no mundo não possam desfrutar. Até onde eu sei, atletas dos Estados Unidos e da Europa não conseguem treinar normalmente e não conseguiram concluir seus torneios classificatórios. Isso torna impossível que eles se apresentem bem nas Olimpíadas, sem contar todos os riscos pelos quais estão passando – alertou Yamaguchi ao jornal Nikkei.

Outras manifestações pelo mundo:

Matew Piasenti, inglês tetracampeão olímpico de remo

Sinto muito, Sr. Bach, mas esse é um tom surdo. O instinto de manter a segurança (para não mencionar obedecer às instruções do governo para ficar em casa) não é compatível com o treinamento, a viagem e o foco que uma Olimpíada iminente exige de atletas, organizadores de espectadores, etc. Mantenha-os em segurança.

Matthew Pinsent@matthewcpinsent

I’m sorry Mr Bach but this is tone deaf. The instinct to keep safe (not to mention obey govt instructions to lock down) is not compatible with athlete training, travel and focus that a looming Olympics demands of athletes, spectators organisers etc Keep them safe. Call it off. https://twitter.com/danroan/status/1240329472211025920 …Dan Roan@danroan“We still have more than 4 months to go” says IOC supremo Thomas Bach in in-house tv interview after speaking with 200+ athletes about coronavirus impact on Tokyo2020. But admits he was “confronted with many questions concerning qualification system and restrictions in place“3792:45 PM – Mar 18, 2020Twitter Ads info and privacy147 people are talking about this

María Pérez, atleta espanhola de marcha atlética

“Tóquio 2020 será a minha primeira Olimpíada, o sonho de todo atleta, mas se eu aprendi alguma coisa com as minhas referências olímpicas, é que um dos valores essenciais é o de igualdade de condições. Nestes tempos terríveis para todos, fica claro que nem todos os atletas estão na mesma situação, então, por mais que doa, eu defendo o pedido de adiamento desses Jogos.”

María Pérez@garciaperezmari · Mar 17, 2020

(1/2)
Tokyo 2020 van a ser mis primeros JJOO, el sueño de todo deportista, pero si algo he aprendido de mis referentes olímpicos, es que uno de los valores esenciales es el de la Igualdad de condiciones.

María Pérez@garciaperezmari

(2/2)
En estos terribles momentos para todos, es evidente que no todos los deportistas estamos en la misma situación, por lo que, por mucho que me duela, me uno a la petición de aplazamiento de estos Juegos.267:16 PM – Mar 17, 2020Twitter Ads info and privacySee María Pérez’s other Tweets

Brian Gregan, velocista inglês

O COI não está liderando pelo exemplo! Eles estão colocando milhões de vidas em risco, seguindo com o cronograma. Saia e remarque para outubro e isso dará aos atletas tempo para se prepararem, e aos médicos tempo para descobrir uma cura para o Covid-19.

Brian Gregan@BrianGregan89

The IOC are not leading by example! They are putting millions of lives at risk by pushing ahead on schedule. Come out and reschedule for October and it gives athletes time to prepare and the doctors time to figure Covid-19 out. https://twitter.com/gregallenrte/status/1239934644461715458 …Greg Allen@gregallenRTEIOC statement on Tokyo 2020 going ahead “there is no need for any drastic decisions at this stage; and any speculation at this moment would be counter-productive”1912:38 PM – Mar 17, 2020Twitter Ads info and privacySee Brian Gregan’s other Tweets

Nelson Évora, atleta português do salto triplo

Nelson Évora@Nelson_Evora

Espero que tanto as federações de atletismo como os respectivos comités olímpicos se reúnem para reorganizar o calendário 2020. Dizer que os jogos olímpicos de Tóquio 2020 vão se realizar na mesma data prevista mostra que somente interessa € e nada os desportistas.704:37 PM – Mar 16, 2020Twitter Ads info and privacy40 people are talking about this

Fernando Meligeni, ex-tenista brasileiro

Fernando Meligeni@meligeni

Sei que não tenho muito a ver hoje em dia já que parei de jogar mas o COI, mesmo assim vou opinar. continuar com os Jogos Olímpicos é surreal. Os atletas todos dentro de casa e os esportes cancelados até maio, junho… o q eles querem? Olimpíadas dos destreinados?20410:05 PM – Mar 18, 2020Twitter Ads info and privacy23 people are talking about this

Comentários