Coutinho, Neymar, Jesus e Firmino devem jogar juntos depois de um ano; Everton corre por fora

Philippe Coutinho, Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. O técnico Tite ainda tem dois treinos em Singapura para ensaiar a formação que enfrenta Senegal, na quinta-feira, às 9h (de Brasília), mas a tendência para a partida é repetir um setor ofensivo que só jogou junto na vitória por 1 a 0 sobre a Argentina, na Arábia Saudita, em outubro do ano passado. O gol foi do zagueiro Miranda.

São cinco concorrentes para quatro vagas – Everton Cebolinha, do Grêmio, é quem corre por fora para buscar vaga no time de Tite. Ele foi titular na campanha vitoriosa da Copa América, competição da qual terminou artilheiro, com três gols.

Everton Cebolinha tira foto com fã na chegada ao hotel da seleção brasileira na Malásia — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Everton Cebolinha tira foto com fã na chegada ao hotel da seleção brasileira na Malásia — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Apesar da provável formação inicial contra o Senegal, com o desenho tático mais usado recentemente – ou seja, com dois volantes (Casemiro e Arthur) lado a lado, um meia (Coutinho) e três atacantes (na Copa América, Jesus na direita, Everton na esquerda e Firmino na frente) -, a produção ofensiva e o equilíbrio tático da equipe que vão determinar a manutenção dos titulares no time de Tite.

O técnico e seus auxiliares partem de duas escalações com sua frente ofensiva completa – ou seja, com todos jogadores considerados ideais para o momento da Seleção. O Brasil volta a treinar nesta tarde, às 17h30 (local), às 6h30 (de Brasília). O time titular só deve ser formado na última atividade antes do jogo, na próxima quarta-feira.

Formação 1:

  • Com Neymar pela esquerda, Coutinho pelo centro, como já atuou na Copa América e nos amistosos nos EUA, Jesus pela direita e Firmino na frente.
  • Nesta formação, a troca de posições de Neymar e Coutinho foi testada durante alguns poucos treinos nos EUA e ocasionalmente em campo – no fim da partida contra a Colômbia, forma que Neymar terminou o empate por 2 a 2.
  • Neste caso, Everton Cebolinha, destaque da Copa América, começaria no banco.
Com Neymar, Coutinho, Jesus e Firmino: um dos quartetos ofensivos que Tite imagina para o Brasil  — Foto: GloboEsporte.com

Com Neymar, Coutinho, Jesus e Firmino: um dos quartetos ofensivos que Tite imagina para o Brasil — Foto: GloboEsporte.com

Formação 2:

  • A mesma da Copa América, com Everton espetado de um lado, Jesus do outro e Firmino na frente, mas com Neymar na posição de Coutinho.
  • Neymar já atua assim muitas vezes no PSG e é uma função que agrada a Tite – e dá mais liberdade ao camisa 10 da seleção brasileira.
  • Desta maneira ele não perderia a agressividade de Everton pela ponta esquerda. Ao mesmo tempo, a composição do meio de campo – principalmente pelo preenchimento de espaços por zona – pediria maior equilíbrio.
Com Everton, sem Coutinho e Neymar pelo meio: a outra alternativa que Tite imagina para o Brasil — Foto: GloboEsporte.com

Com Everton, sem Coutinho e Neymar pelo meio: a outra alternativa que Tite imagina para o Brasil — Foto: GloboEsporte.com

Em qualquer uma das formações, Casemiro e Arthur, lado a lado, são absolutos. O treinador está satisfeito com o crescimento gradativo do meio-campista do Barcelona na seleção brasileira. A comissão tenta passar confiança ao ex-gremista para se lançar mais ao ataque e arriscar mais infiltrações e passes decisivos – como da final da Copa América, para Jesus marcar o gol do desempate nos 3 a 1 sobre o Peru.

Philippe Coutinho no treino da seleção brasileira em Singapura — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Philippe Coutinho no treino da seleção brasileira em Singapura — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Com apenas um ou dois treinos no máximo para fazer antes da partida contra Senegal – apesar da apresentação marcada para o dia 7, o grupo completo só deve se encontrar no dia 8, devido ao longo deslocamento -, Tite vai manter a base titular que enfrentou a Colômbia – inicia, provavelmente, com Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Casemiro, Arthur, Coutinho (Everton); Jesus, Neymar e Firmino.

Neymar no treino da seleção brasileira em Singapura — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Neymar no treino da seleção brasileira em Singapura — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Diante da Nigéria, com mais duas sessões de treinos apenas – uma delas que deve ter apenas regenerativo para os titulares do jogo contra Senegal -, Tite vai mexer mais na equipe e promover mudanças para o segundo amistoso.

Os dois jogos serão às 9h (de Brasília), 20h de Singapura, no estádio Nacional de Singapura. TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com transmitem ao vivo.

Comentários