Garimpeiros atiram contra equipe da PF em Roraima

A equipe da PF se abrigou e respondeu à agressão dos garimpeiros.

Garimpeiros em uma embarcação fizeram disparos de armas de fogo contra uma equipe da Polícia Federal (PF) que estava na Comunidade Palimiú, dentro da terra indígena Yanomami, em Roraima.

Os policiais estavam no local apurando o ataque ocorrido na manhã de segunda-feira (10) também após a passagem de uma embarcação de garimpeiros, conforme denúncia realizada pelos Yanomami.

De acordo com informações da PF, após a apuração, quando a equipe de policiais federais estava prestes a embarcar de volta a Boa Vista, uma embarcação de garimpeiros passou no Rio Uraricoera efetuando os disparos.

A equipe se abrigou e respondeu à agressão, mas não houve registro de atingidos de nenhum dos lados.

De acordo com informações da Associação Yanomami Hutukara, o ataque de garimpeiros com armas de fogo contra a comunidade ocorrido ontem deixou ao menos cinco pessoas ficaram feridas, sendo quatro garimpeiros e um indígena.

Ainda de acordo com a associação, os servidores do posto de saúde do território da comunidade Palimiú, local do ataque, foram removidos na própria segunda-feira.

O Ministério da Saúde confirmou que os profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena no Polo Base da Comunidade Palimiú estavam sendo retirados do local e que a unidade de atendimento será reaberta tão logo seja possível atuar em segurança.

Comentários