Governo do Maranhão realiza capacitação do Bolsa Família para 40 municípios

Com o objetivo de diminuir os índices de risco de suspensão e bloqueio dos beneficiários do Programa Bolsa Família, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, na quinta-feira (6), em São Luís, a Capacitação do Sistema de Condicionalidade do Programa Bolsa Família, para 40 municípios maranhenses.

A secretária adjunta de Renda e Cidadania, Ana Gabriela Borges, explicou que a capacitação servirá para orientar e planejar, junto com os municípios, ações estratégicas para melhoria de índices que serão acompanhados posteriormente pela Sedes. “Essas ações irão repercutir no controle municipal de diversos programas como Seguro Defeso, Tarifa Social e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com base nos dados municipais estamos trabalhando para redução efetiva desses índices, garantindo àqueles que mais precisam dos programas sociais”, disse Ana Gabriela.

A programação contou com orientação sobre o Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Sicon), incluindo objetivo, condicionalidades, público alvo, etapas, acesso ao sistema, funcionalidade, navegação ao sistema, etapas da gestão, repercussão, recursos, navegação, acompanhamento familiar, registros, relatórios e encerramento.

Magno Martins, coordenador do programa Bolsa Família do município de Carolina, disse que a capacitação é essencial para o fortalecimento e domínio dos programas nos municípios. “É importantíssimo essa troca de experiências, todos os aprendizados e esclarecimentos que temos em momentos como este. Passamos por um momento no nosso país onde devemos lutar para garantir os direitos e a continuidade dos benefícios sociais das famílias vulneráveis. Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa”, disse Magno.

Estiveram presentes representantes dos municípios de São Francisco do Brejão, Belágua, Bom Lugar, Nova Iorque, Anajatuba, Cajapió, Presidente Médice, Timbiras, Matões do Norte, Pio XII, Tutóia, Tasso Fragoso, Sítio Novo, São José dos Basilios, São José de Ribamar, São João dos Patos, Riachão, Paço do Lumiar, Morros, Mirinzal, Lajeado Novo, Matinha, Gonçalves Dias, Grajaú, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu, Imperatriz, Itapecuru, Itinga do Maranhão, Açailândia, Alto do Parnaíba, Anapurus, Balsas, Barreirinhas, Benedito Leite, Buritirana, Cantanhede, Carolina, Cedral, Colinas, Esperantinópolis e Fortaleza dos Nogueiras.

Comentários