HU-UFMA inicia campanha para aumentar estoque de leite materno

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), em São Luís, iniciou uma campanha de conscientização para aumentar o estoque de leite materno no Banco de Leite Humano (BLH), que está com o nível muito baixo.

De acordo com a direção do HU, o intuito é evitar que os bebês prematuros internados no local e que precisam de leite materno sejam obrigados a entrar em uma dieta com fórmula infantil.

Atualmente 19 bebês com menos de 1,5kg encontram-se internados na UTI neonatal. O ideal para atender a demanda diária desses bebês seria de no mínimo 1600ml, mas a coleta só tem conseguido fornecer 1208 ml.

Bancos de leite materno têm baixa no estoque no Hospital Universitário em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante

Bancos de leite materno têm baixa no estoque no Hospital Universitário em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante

Hoje 98 mães doadoras estão cadastradas no banco de dados do BLH, entretanto as doações estão insuficientes para garantir o suprimento necessário para os bebês prematuros. Esse número sofre variação dependendo da época e também pelo tipo de doadora. No período de festas de fim de ano, por exemplo, esse quantitativo diminui consideravelmente.

O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional e que, inclusive, pode fazer a coleta domiciliar. Para entrar em contato com Banco de Leite Humano só basta ligar par o número 2109-1178.

G1-MA

Comentários