Morre Ruy Scarpino, técnico de títulos e acesso no futebol do Maranhão

O treinador Ruy Scarpino faleceu na manhã desta quarta-feira, em Manaus-AM, vítima de Covid-19, aos 59 anos. Ele estava hospitalizado desde domingo por conta da infecção.

Ruy era natural do Espírito Santo, tinha residência em São Paulo e estava em Manaus a trabalho, pois comandava o Amazonas FC. No futebol do Maranhão, Scarpino colecionou conquistas por Moto Club e Imperatriz.

Scarpino foi campeão maranhense pelo Moto nas temporadas 2004 e 2016. Este último, considerado um dos melhores anos do Moto. Ao comando de Ruy, o time engatou a boa fase e conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. A primeira vez que o técnico treinou o Moto foi em 1999, quando iniciou sua caminhada como treinador.

Ruy voltou ao futebol maranhense para ser campeão em 2019, mas pelo Imperatriz. A final foi contra o Moto e uma das mais emocionantes da história do Estadual, quando o Cavalo de Aço marcou o gol do título nos minutos finais. Como goleiro, Ruy Scarpino foi trabalhou pelo Moto Club de 1996 a 1998.

Em 2017, Ruy comandava o Maranhão Atlético e quase conseguiu outro acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o time fez boa campanha, mas no terceiro ‘mata-mata’ acabou sendo eliminado pelo Operário-PR.

Ruy Scarpino foi campeão maranhense pelo Imperatriz em 2019 — Foto: Imperatriz/Divulgação

Ruy Scarpino foi campeão maranhense pelo Imperatriz em 2019 — Foto: Imperatriz/Divulgação

O irmão de Ruy, Tião Scarpino também foi goleiro do Moto com título maranhense, esteve como preparador de goleiros depois do clube com conquistas.

Além do futebol do Maranhão, Ruy Scarpino foi campeão paulista com o Ituano em 2002 e campeão brasileiro da Série C em 2003 também pelo Ituano. Em 2018, foi vice-campeão paraibano pelo Campinense.

Comentários